Entrevista com Caroline Mazaro - CBN Grandes Lagos

SAMILO LOPES • 3 de maio de 2025

Neste programa, publicado em 03 de maio, recebo a arquiteta Caroline Mazaro para falarmos sobre arquitetura infantil voltada à educação e o brincar, com diversos insights também para o mundo da criatividade.

Uma mulher com uma camisa listrada branca está sorrindo para a câmera.

Caroline Mazaro


Caroline Mazaro é arquiteta e consultora em Design de Espaços Centrados no Brincar.


Seu trabalho investiga como o espaço pode fortalecer vínculos entre crianças e adultos e como o brincar é também uma forma de aprendizagem, presença e construção de relações.


Mãe de duas filhas e formada em Arquitetura e Urbanismo em 2010, Caroline já atuou em escritórios de arquitetura em diversos países da Europa, onde morou por mais de uma década. Durante seu mestrado em Arquitetura de Interiores na Holanda, especializou-se em arquitetura para o brincar e, hoje, traz esse conhecimento de volta para o Brasil, à frente da MAZA Arquitetura Infantil.


É facilitadora dos workshops Brincar Proprioceptivo, onde leva a arquitetura para mais perto das crianças por meio de experiências criativas e participativas. Já participou de eventos como o World Creativity Day e estará, em 2025, no ArqDesign São José do Rio Preto, propondo novas formas de pensar o brincar nas cidades.


Segundo ela, “Brincar precisa de tempo, mas também precisa de lugar. Quando o brincar encontra espaço, a infância floresce.”


Links comentados na entrevista:

https://www.instagram.com/maza.arquitetura.infantil/

https://www.mazaarquitetura.com/

Um logotipo para hack digital com um astronauta segurando uma bandeira.

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Realidade Aumentada (RA) é uma tecnologia que integra elementos ou informações virtuais ao mundo real, em tempo real, através de dispositivos como smartphones, tablets, óculos inteligentes ou outros gadgets. Em termos mais simples, a RA sobrepõe conteúdo digital (como imagens 3D, vídeos, textos, gráficos) ao que você vê e ouve no seu ambiente físico. Diferente da Realidade Virtual (RV), que te transporta para um ambiente totalmente digital, a RA aprimora ou "aumenta" a sua percepção do mundo real, sem te isolar dele. Como funciona: A RA geralmente utiliza: Câmera e sensores: Para capturar o ambiente real e a posição do usuário. Processamento: Softwares e algoritmos processam os dados para reconhecer objetos, rastrear o ambiente e determinar onde posicionar o conteúdo virtual. Inteligência Artificial: Para tarefas mais complexas, como reconhecer objetos ou otimizar a interação. Display: Onde o conteúdo aumentado é exibido (tela do celular, lentes dos óculos, etc.). Exemplos práticos de RA: Aplicativos de móveis: Como o IKEA Place, que permite que você visualize como um móvel ficaria na sua casa antes de comprar. Filtros de redes sociais: Os filtros do Instagram, Snapchat ou TikTok que adicionam elementos virtuais ao seu rosto ou ambiente. Jogos: Como Pokémon GO, onde criaturas virtuais aparecem no seu ambiente real através da câmera do celular. Moda e maquiagem: Aplicativos que permitem "experimentar" roupas, óculos ou tons de maquiagem virtualmente. Construção e Arquitetura: Visualizar projetos em 3D sobre o local real da obra.  Em essência, a Realidade Aumentada busca enriquecer a experiência do usuário com o mundo físico adicionando uma camada de informação e interatividade digital.
Um homem de terno e óculos está sorrindo para a câmera.
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