Imprensa
Matérias, Reportagens e Publicações
Neste programa, publicado em 25 de outubro de 2025, conversamos com Vanessa Pires, CEO da Brada Social e especialista em impacto positivo, sobre o papel das leis de incentivo na promoção do desenvolvimento econômico e social, o engajamento das marcas em causas de propósito, e como empresas e empreendedores podem construir legados sustentáveis unindo estratégia, transparência e transformação coletiva.
Neste programa, publicado em 18 de outubro de 2025 , conversamos com o Prof. Adriano Mauro Cansian , pesquisador da Unesp de São José do Rio Preto e referência nacional em cibersegurança e inovação tecnológica , sobre o papel das universidades públicas no avanço da pesquisa científica, as parcerias com empresas privadas, o combate a fraudes digitais e o desenvolvimento do primeiro sistema brasileiro de inteligência de ameaças cibernéticas.

Neste programa, publicado em 11 de outubro, conversamos com Beatriz Ramos, fundadora e presidente para a América Latina da L Founders of Loyalty, sobre o poder da fidelização no varejo, a simplicidade que encanta consumidores, os bastidores das campanhas de selos colecionáveis e o papel da liderança feminina nos negócios.

Realidade Aumentada (RA) é uma tecnologia que integra elementos ou informações virtuais ao mundo real, em tempo real, através de dispositivos como smartphones, tablets, óculos inteligentes ou outros gadgets. Em termos mais simples, a RA sobrepõe conteúdo digital (como imagens 3D, vídeos, textos, gráficos) ao que você vê e ouve no seu ambiente físico. Diferente da Realidade Virtual (RV), que te transporta para um ambiente totalmente digital, a RA aprimora ou "aumenta" a sua percepção do mundo real, sem te isolar dele. Como funciona: A RA geralmente utiliza: Câmera e sensores: Para capturar o ambiente real e a posição do usuário. Processamento: Softwares e algoritmos processam os dados para reconhecer objetos, rastrear o ambiente e determinar onde posicionar o conteúdo virtual. Inteligência Artificial: Para tarefas mais complexas, como reconhecer objetos ou otimizar a interação. Display: Onde o conteúdo aumentado é exibido (tela do celular, lentes dos óculos, etc.). Exemplos práticos de RA: Aplicativos de móveis: Como o IKEA Place, que permite que você visualize como um móvel ficaria na sua casa antes de comprar. Filtros de redes sociais: Os filtros do Instagram, Snapchat ou TikTok que adicionam elementos virtuais ao seu rosto ou ambiente. Jogos: Como Pokémon GO, onde criaturas virtuais aparecem no seu ambiente real através da câmera do celular. Moda e maquiagem: Aplicativos que permitem "experimentar" roupas, óculos ou tons de maquiagem virtualmente. Construção e Arquitetura: Visualizar projetos em 3D sobre o local real da obra. Em essência, a Realidade Aumentada busca enriquecer a experiência do usuário com o mundo físico adicionando uma camada de informação e interatividade digital.

O mundo do marketing digital está em constante evolução, e se você já domina o SEO (Search Engine Optimization), é hora de conhecer um novo termo que está ganhando força: o GEO – Generative Engine Optimization, ou Otimização para Motores Generativos. Mas o que isso significa para o seu negócio e como você pode se preparar? O que é o GEO e por que ele é diferente do SEO Tradicional? Historicamente, o SEO foca em otimizar seu site para que ele apareça no topo das Páginas de Resultados dos Mecanismos de Busca (SERPs), incentivando cliques diretos para sua página. O objetivo é que o usuário vá até o seu site para encontrar a resposta. O GEO surge com a ascensão das IAs generativas integradas aos motores de busca, como o Google AI Overviews , o ChatGPT, o Gemini e o Perplexity . Agora, o objetivo é que seu conteúdo seja incluído, sintetizado e citado diretamente nas respostas geradas por essas IAs, muitas vezes eliminando a necessidade de o usuário clicar em um link. Imagine a diferença: antes, você queria ser a melhor opção na lista. Agora, você quer ser a resposta que a IA oferece.

Audiolivros e mensagens de voz despontam como ferramentas poderosas para as marcas e é sobre isso que abordo neste artigo do Diário da Região, publicado em 17 de janeiro de 2025. Clique no link abaixo e leia a publicação na íntegra. https://www.diariodaregiao.com.br/opiniao/artigos/marketing-de-conteudo-em-audio-1.2028580











































