COLUNA
Rádio CBN: Bora Falar de Marketing

O Live Commerce é um tema que está transformando a forma como compramos e interagimos com as marcas no Brasil. Essa tendência inovadora está remodelando o varejo online, impulsionada por dados recentes e como sua empresa pode aproveitar ao máximo essa estratégia em um mercado em constante crescimento. Imagine unir a praticidade do e-commerce com a emoção e o dinamismo de um programa de TV. Essa é a proposta do Live Commerce, uma modalidade de vendas que utiliza transmissões ao vivo para apresentar produtos, interagir com o público e concretizar vendas em tempo real. No Brasil, essa tendência tem ganhado cada vez mais força, impulsionada pelo crescimento do e-commerce e pela busca por experiências de compra mais autênticas e interativas. O E-commerce no Brasil: Um Cenário em Expansão (2022-2024) Antes de falarmos do Live Commerce, é crucial contextualizar o cenário do e-commerce no Brasil, com dados atualizados que evidenciam o crescimento notável do setor. Dados: 2022: O e-commerce brasileiro movimentou R$ 262,8 bilhões, com um crescimento de 1,5% em relação ao ano anterior. (Fonte: Neotrust/Compre&Confie) 2023: O faturamento do e-commerce no Brasil atingiu R$ 185,7 bilhões no primeiro semestre, um aumento de 8% em relação ao mesmo período de 2022. (Fonte: Neotrust) 2024: A expectativa é que o setor continue em expansão nos próximos anos, com projeções de crescimento acima de dois dígitos, impulsionado por fatores como o aumento da bancarização e a maior penetração da internet. (Fonte: ABComm) Esses dados refletem um mercado dinâmico e promissor, com um número crescente de consumidores que já fizeram compras online no Brasil, ultrapassando os 80 milhões. (Fonte: Statista) O que é Live Commerce? O Live Commerce é uma evolução natural do e-commerce, que busca humanizar a experiência de compra online, aproximando marcas e consumidores. Através de transmissões ao vivo, as marcas podem apresentar seus produtos de forma dinâmica e interativa, respondendo a perguntas em tempo real e criando um senso de comunidade entre os participantes.

Neste episódio, publicado em 13 de novembro de 2024, faço uma apresentação inicial sobre o tema Marketing Empregador. Apresento as principais formas de analisar a necessidade desse tipo de marketing para a atração e retenção de talentos, principalmente nos setores onde a qualificação profissional é indispensável.

Neste episódio, publicado em 11 de setembro de 2024, tive o prazer de receber Rafael Rez, uma das maiores autoridades em SEO do Brasil. Rafael Rez é fundador da consultoria de SEO Web Estratégica, atende algumas das maiores empresas do Brasil, como: Magazine Luiza, Americanas, Electrolux, Netshoes, Omie, Panvel, EDP Energia, Unilever, Darkness e dezenas de outras. Co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, best-seller publicado no Brasil e em Portugal. https://webestrategica.com.br https://www.linkedin.com/in/rafaelrez/ https://www.instagram.com/rafael.rez/

Neste episódio, gravado em 14 de agosto de 2024, recebo Rejane Carvalho Leite e Daniel Bauer, da Du Design, para falarmos sobre marketing de luxo e sustentabilidade no setor moveleiro. Links citados durante a entrevista: Du Design: https://www.dudesign.com.br/ Plataforma 4: https://www.plataforma4.com/ PerfilCasa Design: https://www.perfilcasa.com.br/

Neste episódio, gravado em 24 de julho de 2024, abordo os conceitos e relações entre Valor Agregado e Diferencial Competitivo no Marketing. Compreender, planejar e desenvolver serviços, produtos, marcas e ações que agreguem valor percebido pelo cliente levam os negócios a obter diferenciais competitivos e, assim, serem escolhidos pelo mercado.

Neste episódio, gravado em 17 de julho de 2024, recebo Cassio Simonato, Diretor de Eventos da Apeti, organizadora do Rio Preto TechSummit . Em um papo descontraído, abordamos os destaques da programação da edição de 2024 e como um evento de tecnologia deste porte está relacionado ao desenvolvimento de marketing, tanto pessoal, quanto organizacional.

Neste episódio, gravado em 10 de julho de 2024, abordo os conceitos e diferenças entre Público-Alvo, Perfil Ideal de Cliente e Persona no Marketing. Fazer essas definições, bem como não tentar agradar à todos, é fundamental para a estratégia de marketing em qualquer tipo de negócio, desde uma micro empresa individual até grandes multinacionais.

Neste episódio, gravado em 03 de julho de 2024, abordo os conceitos e técnicas que ajudam as empresas a organizarem melhor as suas formas de compreender os comportamentos de compras dos seus clientes. São indispensáveis em qualquer tipo de negócio, desde uma micro empresa individual até grandes multinacionais que queiram conquistar novos clientes.