com Samilo Lopes
Bora falar de marketing
O Bora falar de Marketing é uma linha de conteúdos sobre marketing e inovação que trago semanalmente em diversas publicações da Rádio CBN, Diário da Região e canais pessoais. Nesta página reúno estas publicações para maior facilidade de acesso.

O Live Commerce é um tema que está transformando a forma como compramos e interagimos com as marcas no Brasil. Essa tendência inovadora está remodelando o varejo online, impulsionada por dados recentes e como sua empresa pode aproveitar ao máximo essa estratégia em um mercado em constante crescimento. Imagine unir a praticidade do e-commerce com a emoção e o dinamismo de um programa de TV. Essa é a proposta do Live Commerce, uma modalidade de vendas que utiliza transmissões ao vivo para apresentar produtos, interagir com o público e concretizar vendas em tempo real. No Brasil, essa tendência tem ganhado cada vez mais força, impulsionada pelo crescimento do e-commerce e pela busca por experiências de compra mais autênticas e interativas. O E-commerce no Brasil: Um Cenário em Expansão (2022-2024) Antes de falarmos do Live Commerce, é crucial contextualizar o cenário do e-commerce no Brasil, com dados atualizados que evidenciam o crescimento notável do setor. Dados: 2022: O e-commerce brasileiro movimentou R$ 262,8 bilhões, com um crescimento de 1,5% em relação ao ano anterior. (Fonte: Neotrust/Compre&Confie) 2023: O faturamento do e-commerce no Brasil atingiu R$ 185,7 bilhões no primeiro semestre, um aumento de 8% em relação ao mesmo período de 2022. (Fonte: Neotrust) 2024: A expectativa é que o setor continue em expansão nos próximos anos, com projeções de crescimento acima de dois dígitos, impulsionado por fatores como o aumento da bancarização e a maior penetração da internet. (Fonte: ABComm) Esses dados refletem um mercado dinâmico e promissor, com um número crescente de consumidores que já fizeram compras online no Brasil, ultrapassando os 80 milhões. (Fonte: Statista) O que é Live Commerce? O Live Commerce é uma evolução natural do e-commerce, que busca humanizar a experiência de compra online, aproximando marcas e consumidores. Através de transmissões ao vivo, as marcas podem apresentar seus produtos de forma dinâmica e interativa, respondendo a perguntas em tempo real e criando um senso de comunidade entre os participantes.

Audiolivros e mensagens de voz despontam como ferramentas poderosas para as marcas e é sobre isso que abordo neste artigo do Diário da Região, publicado em 17 de janeiro de 2025. Clique no link abaixo e leia a publicação na íntegra. https://www.diariodaregiao.com.br/opiniao/artigos/marketing-de-conteudo-em-audio-1.2028580

A transformação do trabalho na era da automação é o tema do artigo que escrevi para O Diário da Região, publicado em 16 de novembro de 2024. Clique no link abaixo e leia a publicação na íntegra. https://www.diariodaregiao.com.br/opiniao/artigos/a-transformac-o-do-trabalho-na-era-da-automac-o-1.2012755

Neste episódio, publicado em 13 de novembro de 2024, faço uma apresentação inicial sobre o tema Marketing Empregador. Apresento as principais formas de analisar a necessidade desse tipo de marketing para a atração e retenção de talentos, principalmente nos setores onde a qualificação profissional é indispensável.

Projeto em Rio Preto incentiva a capacitação de jovens em tecnologia e empreendedorismo. O Galera Tech proporciona qualificação gratuita em tecnologia e empreendedorismo a estudantes do ensino médio de escolas públicas de Rio Preto. Novo processo seletivo para participar será aberto no início de 2025 . Clique no link abaixo e leia a publicação na íntegra. https://www.diariodaregiao.com.br/economia/riopretoeregiao/projeto-em-rio-preto-incentiva-a-capacitac-o-de-jovens-em-tecnologia-e-empreendedorismo-1.2010910

Um passo importante rumo ao futuro tecnológico é o tema do artigo que tive o prazer de escrever para o Diário da Região , publicado em 25 de outubro de 2024. Clique no link abaixo e leia a publicação na íntegra. https://www.diariodaregiao.com.br/opiniao/artigos/um-passo-importante-rumo-ao-futuro-tecnologico-1.2006924

Revolução tecnológica no mercado pet é o tema do artigo que tive o prazer de escrever para o Diário da Região , publicado em 05 de outubro de 2024. Clique no link abaixo e leia a publicação na íntegra. Link: https://www.diariodaregiao.com.br/opiniao/artigos/revoluc-o-tecnologica-no-mercado-pet-1.2001070

Neste episódio, publicado em 11 de setembro de 2024, tive o prazer de receber Rafael Rez, uma das maiores autoridades em SEO do Brasil. Rafael Rez é fundador da consultoria de SEO Web Estratégica, atende algumas das maiores empresas do Brasil, como: Magazine Luiza, Americanas, Electrolux, Netshoes, Omie, Panvel, EDP Energia, Unilever, Darkness e dezenas de outras. Co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, best-seller publicado no Brasil e em Portugal. https://webestrategica.com.br https://www.linkedin.com/in/rafaelrez/ https://www.instagram.com/rafael.rez/

Ambidestria Empresarial: o futuro do Noroeste Paulista é o tema do artigo que tive o prazer de escrever para o Diário da Região , publicado em 20 de agosto de 2024. Clique no link abaixo e leia a publicação na íntegra. Link: https://www.diariodaregiao.com.br/opiniao/artigos/ambidestria-empresarial-o-futuro-do-noroeste-paulista-1.1988491

Neste episódio, gravado em 14 de agosto de 2024, recebo Rejane Carvalho Leite e Daniel Bauer, da Du Design, para falarmos sobre marketing de luxo e sustentabilidade no setor moveleiro. Links citados durante a entrevista: Du Design: https://www.dudesign.com.br/ Plataforma 4: https://www.plataforma4.com/ PerfilCasa Design: https://www.perfilcasa.com.br/

Rio Preto se posiciona não apenas como uma cidade do interior, mas como um farol de inovação para o Brasil . Este é o tema do artigo que tive o prazer de escrever para o Diário da Região , publicado em 27 de julho de 2024. Clique no link abaixo e leia a publicação na íntegra. Link: https://www.diariodaregiao.com.br/opiniao/artigos/o-futuro-e-agora-e-esta-aqui-1.1981763

Neste episódio, gravado em 24 de julho de 2024, abordo os conceitos e relações entre Valor Agregado e Diferencial Competitivo no Marketing. Compreender, planejar e desenvolver serviços, produtos, marcas e ações que agreguem valor percebido pelo cliente levam os negócios a obter diferenciais competitivos e, assim, serem escolhidos pelo mercado.

Neste episódio, gravado em 17 de julho de 2024, recebo Cassio Simonato, Diretor de Eventos da Apeti, organizadora do Rio Preto TechSummit . Em um papo descontraído, abordamos os destaques da programação da edição de 2024 e como um evento de tecnologia deste porte está relacionado ao desenvolvimento de marketing, tanto pessoal, quanto organizacional.